Central de atendimento 0800 658 7060
(48) 3642 2158
(48) 98843 8502
Bandeira tarifária vigente
Junho/2025
Institucional
Institucional
Sobre nós
Conheça a CERGRAL
A Cooperativa de Eletrificação Rural de Gravatal surgiu da necessidade de abastecer e servir Gravatal com energia elétrica, que, até então, não tinha perspectiva de ser atendida pela Estatal Celesc, a qual detinha a concessão
para exploração do serviço e não o fazia por ser área economicamente inviável.
Partindo deste princípio, em 17 de Dezembro de 1961, ano em que aconteceu a emancipação política do município de Gravatal, foi fundada a Cooperativa de Eletrificação Rural, por 30 senhores Gravatalenses (conforme relação abaixo) que tinham uma visão desenvolvimentista, baseada no bem estar social e econômico e, prevendo os benefícios que a energia elétrica poderia proporcionar para todos os cidadãos, não mediram esforços em defender com assertividade o Cooperativismo.

Para sua fundação a CERGRAL dispunha de poucos recursos técnicos e financeiros. A mão de obra pesada foi realizada através de mutirões pelos fundadores e a mão de obra técnica e os materiais necessários foram cedidos pela empresa criada pelo governo da época (Dr. Celso Ramos, C.E.É. - Comissão de Energia Elétrica).

Com o propósito de fixar o homem no campo, a melhor maneira encontrada seria levar até eles os benefícios sociais decorrentes da energia.

Em 10 de Outubro de 1964, os sonhos dos fundadores foram realizados com a inauguração da distribuição de energia pela CERGRAL para a Sede do Município, Tiradentes e Termas do Gravatal. Foram mais 25 anos de muito trabalho, integração, participação e cooperação de toda gente Gravatalense para que a CERGRAL levasse Energia Elétrica para todas as comunidades. Desta forma, via-se consumado os sonhos visionários dos mais ilustres e autênticos Gravatalenses que escreveram parte da história de Gravatal.

Todavia, não podemos esquecer que Mario Mafra, Marnio Henrique de Mello, funcionários da C.E.É., destacados para apoiar e assessorar na fundação e organização da CERGRAL, tiveram um papel importante na história da CERGRAL e de Gravatal. “Todos merecem nosso respeito e admiração pelo seu trabalho e dedicação.” Palavras estas proferidas por Dr. Haroldo Pederneira, Presidente da C.E.É., quando usou a tribuna na inauguração da CERGRAL, em 10 de outubro1964, ficando esta data, como marco da história da CERGRAL.

Passados 50 anos, meio século de muito trabalho dos dirigentes, colaboradores e associados, podemos afirmar que a CERGRAL tem um passado glorioso, um presente com sucesso e um futuro promissor.


Missão
Atuar de forma rentável no mercado de energia, serviços e segmentos de infraestrutura e afins, promovendo a satisfação dos associados, clientes e colaboradores, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da sociedade.
Visão
Ser a melhor empresa nos serviços que presta reconhecida por seus resultados, mantendo-se competitiva.
Valores
Acreditamos e valorizamos:
* A satisfação dos associados, clientes, colaboradores e fornecedores;
* A confiabilidade junto às empresas com as quais nos relacionamos;
* A qualidade nos processos e resultados;
* A ética, transparência e profissionalismo;
* A responsabilidade social e ambiental;
* A segurança e qualidade de vida.
Qualidade
Política de Qualidade CERGRAL
Distribuir energia elétrica com QUALIDADE E SEGURANÇA nos padrões do setor elétrico, buscando:
• SATISFAÇÃO dos consumidores;
• MELHORIA CONTÍNUA de nosso SGQ e investimento em tecnologia;
• ATENDIMENTO AOS REQUISITOS legais, regulamentares da Aneel, e dos consumidores, assim como o cumprimento do contrato de permissão;
• APERFEIÇOAMENTO contínuo dos colaboradores;
• EFICÁCIA E EFICIÊNCIA na prestação de serviços e no tratamento das reclamações dos consumidores e demais partes interessadas; e
• SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA com responsabilidade socioambiental
ISO 9001
ISO 9001
Sempre em busca busca pelo aperfeiçoamento.
A CERGRAL é certificada pela ISO 9001, que é a base do sistema de gestão da qualidade, um conjunto de normas de padronização adotadas em todo mundo, que tratam de todos os elementos da gestão da qualidade que uma empresa deve ter para um sistema eficaz que permita a gestão e a qualidade de seus produtos ou serviços.