Central de atendimento 0800 658 7060
(48) 3642 2158
(48) 98843 8502
Bandeira tarifária vigente
Novembro / 2025
Home Notícias
25/10/2025
CERGRAL promove visita técnica às obras da nova subestação 138 kV
Investimento histórico promoverá mais autonomia, eficiência e preço competitivo, beneficiando mais de 6,8 mil consumidores.

Um grupo formado por 22 pessoas, entre associados, colaboradores e autoridades, realizou uma visita técnica às obras da nova subestação 138 kV da CERGRAL. Além da futura subestação própria, os participantes conheceram detalhes sobre a linha de distribuição 138 kV, o bay e o Centro de Operação e Distribuição (COD), infraestrutura que está transformando o sistema elétrico do município.

A ação teve como objetivo aproximar os consumidores do maior investimento já realizado pela cooperativa, reforçando a transparência e a relevância estratégica do projeto para o desenvolvimento de Gravatal e região. “Estamos construindo a energia do futuro, que proporcionará autonomia, preço competitivo e qualidade para acompanhar o crescimento da nossa região pelas próximas décadas. Esta é uma conquista coletiva”, destacou o presidente João Vânio Mendonça Cardoso, o Vaniho.

Hoje, a CERGRAL é suprida pela rede da CELESC em 13,8 kV. Com a nova infraestrutura, a cooperativa passará a se conectar diretamente à rede básica da Eletrobras, por meio da Subestação Jorge Lacerda, em Tubarão. Essa mudança garantirá mais estabilidade no fornecimento, capacidade ampliada e redução de custos operacionais, beneficiando mais de 6.800 consumidores.

A linha de distribuição contará com aproximadamente 17 km de extensão em circuito duplo, composta por 30 torres metálicas treliçadas e 20 postes monotubulares galvanizados. A obra é realizada em parceria com a COOPERZEM. As cooperativas compartilham a estrutura física, mas operarão redes elétricas independentes. O projeto também integra o plano de digitalização da rede da CERGRAL, seguindo o padrão de subestação digital IEC 61850. A previsão de conclusão das obras é para dezembro de 2025.