Nossa história

A Cooperativa de Eletrificação Rural de Gravatal surgiu da necessidade de abastecer e servir Gravatal com energia elétrica, que, até então, não tinha perspectiva de ser atendida pela Estatal Celesc, a qual detinha a concessão para exploração do serviço e não o fazia por ser área economicamente inviável.
Partindo deste princípio, em 17 de Dezembro de 1961, ano em que aconteceu a emancipação política do município de Gravatal, foi fundada a Cooperativa de Eletrificação Rural, por 30 Senhores Gravatalenses (conforme relação abaixo) que tinham uma visão desenvolvimentista, baseada no bem estar social e econômico e, prevendo os benefícios que a energia elétrica poderia proporcionar para todos os cidadãos, não mediram esforços em defender com assertividade o Cooperativismo.
Para sua fundação a CERGRAL dispunha de poucos recursos técnicos e financeiros. A mão de obra pesada foi realizada através de mutirões pelos fundadores e a mão de obra técnica e os materiais necessários foram cedidos pela empresa criada pelo governo da época (Dr. Celso Ramos, C.E.É. - Comissão de Energia Elétrica).
Com o propósito de fixar o homem no campo, a melhor maneira encontrada seria levar até eles os benefícios sociais decorrentes da energia.
Em 10 de Outubro de 1964, os sonhos dos fundadores foram realizados com a inauguração da distribuição de energia pela CERGRAL para a Sede do Município, Tiradentes e Termas do Gravatal. Foram mais 25 anos de muito trabalho, integração, participação e cooperação de toda gente Gravatalense para que a CERGRAL levasse Energia Elétrica para todas as comunidades. Desta forma, via-se consumado os sonhos visionários dos mais ilustres e autênticos Gravatalenses que escreveram parte da história de Gravatal.
Todavia, não podemos esquecer que Mario Mafra, Marnio Henrique de Mello, funcionários da C.E.É., destacados para apoiar e assessorar na fundação e organização da CERGRAL, tiveram um papel importante na história da CERGRAL e de Gravatal.  “Todos merecem nosso respeito e admiração pelo seu trabalho e dedicação.” Palavras estas proferidas por Dr. Haroldo Pederneira, Presidente da C.E.É., quando usou a tribuna na inauguração da CERGRAL, em 10 de outubro1964, ficando esta data, como marco da história da CERGRAL.
Passados 50 anos, meio século de muito trabalho dos dirigentes, colaboradores e associados, podemos afirmar que a CERGRAL tem um passado glorioso, um presente com sucesso e um futuro promissor.