Dúvidas Frequentes

Uma das principais atribuições da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) é garantir aos consumidores o pagamento de uma tarifa justa pela energia fornecida e, ao mesmo tempo, preservar o equilíbrio econômico financeiro das concessionárias, para que possam prestar o serviço com a qualidade e a continuidade pactuadas.
Diante desse compromisso e pautada pela transparência sempre presente em suas decisões, a ANEEL apresenta a nova edição da cartilha “Por Dentro da Conta de Energia”, que tem como objetivo explicar, de maneira clara e didática, a metodologia de composição das tarifas de energia elétrica.
Na presente cartilha, podem ser conferidas as recentes mudanças na metodologia aplicada na revisão tarifária periódica, as alterações trazidas pela Lei nº 12.783, de 11 de janeiro de 2013, e a descrição de outros instrumentos dos quais a ANEEL faz uso para estabelecer tarifas adequadas, como o reajuste anual e a revisão extraordinária. Com a nova edição da cartilha “Por Dentro da Conta de Luz”, a ANEEL cumpre seu papel de informar a consumidores, empresas e sociedade em geral como deve ser a atuação do órgão regulador para que os serviços de energia elétrica sejam oferecidos com tarifas justas e com qualidade.

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Se o "benjamin" não estiver bem fixado à tomada, ele pode aquecer e desperdiçar energia. Mas é sempre bom evitá-los, nem tanto pelo consumo, mas pela segurança das instalações. Quando utilizamos um "T" ou extensão, o circuito que alimenta a tomada fica sobrecarregado, o que provoca o aquecimento dos fios, podendo até causar incêndios.

Depende. Se o computador for um servidor, seu desligamento implicará problemas de acesso para aqueles que desejam fazê-lo. Nesse caso, no entanto, não há necessidade de que o monitor ou a impressora permaneçam ligados. Os computadores mais modernos normalmente têm recursos de economia de energia. Aprenda como fazer para acioná-los. Evite protetores de telas que apresentam animações, preferindo aquele "tela preta" ou equivalente.

O consumidor deve primeiramente contatar a CERGRAL. O medidor é de propriedade da cooperativa, mas de responsabilidade do consumidor. Portanto, se forem constatadas irregularidades que venham a provocar registros de consumo incorretos, a Cooperativa irá proceder os reparos necessários no medidor e recalcular os consumos dos últimos meses. É direito do consumidor solicitar a aferição de seu relógio ou a troca do mesmo. Este serviço será cobrado quando não houver irregularidades no aparelho, portanto ao solicitar o serviço consulte o valor a ser cobrado.

Não. Quando você apaga a luz, não há consumo de energia. E a lâmpada não irá consumir mais energia do que o normal se você resolver acendê-la em seguida. Mas o frequente acender e apagar das luzes diminui a vida útil das lâmpadas incandescentes. As lâmpadas fluorescentes também sofrem alteração, mas como sua vida útil é muito grande, é mais econômico desligá-la, mesmo que por pequenos intervalos de tempo.

Sim, é preciso desligar o reator também para se economizar energia. Uma luminária com 2 lâmpadas fluorescentes e reator eletromagnético têm uma carga aproximada de 102W, que corresponde a 40W de cada lâmpada, mais 22 W do reator. Se as duas lâmpadas forem retiradas da luminária, perceba que o reator continuará aquecido, pois ele estará consumindo energia.

Retire da tomada os equipamentos mais sensíveis, que costumam queimar quando a energia volta.

Essa é uma medida extremada demais. Isso prejudicaria muito quem tem que transportar materiais pesados, pessoas idosas, gestantes e deficientes. Mas se você não se encaixa em nenhuma das categorias mencionadas, procure utilizar as escadas. Uma boa prática é utilizar as escadas para subir 1 andar ou descer 2 andares. Vale lembrar que subir e descer escadas também são formas de se exercitar, desde que feitas com moderação.

Quando o leiturista não consegue fazer a leitura do medidor, o valor da fatura é calculado pela média dos últimos seis meses. Isso pode ocasionar um acúmulo de consumo, pois quando for feita a leitura no relógio poderá ficar constatado que o consumo foi maior do que o cobrado nas contas pela média. Se houver diferença de consumo, esse valor será cobrado. Por isso o consumidor deve facilitar o acesso ao relógio. É importante lembrar que na conta vem discriminada a data da próxima leitura, para que o consumidor possa se programar.

Sim. A CERGRAL oferece ao consumidor, dentro do mês de vencimento, seis datas opcionais de vencimento da conta. Basta solicitar a mudança.

Quando você não efetua o pagamento da fatura de energia no mês de vencimento, a CERGRAL envia, juntamente com a fatura do mês seguinte, um aviso de corte com prazo de 15 dias para pagamento da fatura em aberto. Se o pagamento não for realizado até o vencimento do prazo concedido neste aviso, acontece a suspensão do fornecimento, conforme prevê o artigo 91 da resolução 456, de 29 de Novembro de 2000, da ANEEL. Para religar a energia, além da(s) fatura(s) pendente(s), você precisa pagar uma taxa de religamento. Agora, se não existirem contas em aberto, o consumidor deve comparecer na SEDE da cooperativa e solicitar a regularização do fornecimento, que acontece dentro do prazo de 4 horas.